quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

ANTOTIPIA - 2° Encontro 2022.1

No 2° encontro, do dia 19/01/22, apresentamos o processo fotográfico de impressão por contato: Antotipia ou Antótipo que utiliza a fotossensibilidade de pigmentos naturais contidos em flores, plantas, vegetais, especiarias.

Conforme nos apresentou André Leite Coelho, que escreveu uma dissertação sobre este processo:

O termo grego ανθος_(anthos) designa “flor”, e o termo grego τύπος_ significa “cunho”, “molde”, “sinal”. Cf. FERREIRA, Aurélio Buarque de. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975. pgs. 107 e 1380.

Mrs. Mary Somerville.
Antotipia produzida pela artista grega Fenia Kotsopoulou a partir da flor "Blue Iris"

Apresentamos o processo artesanal, seus criadores (Mary Somerville e John Herschel em torno de 1842),  e  o passo-a-passo da realização da técnica. Também vimos referências de alguns artistas como: Ko Oosterwijk (Holanda) e Malin Fabbri (Suécia) e algumas experimentações dos bolsistas do Projeto Investigações Fotográficas. Nos próximos encontros vamos conhecer outros artistas e apreciar as experimentações dos cursistas, bolsistas e extensionistas.


Antotipia feita a partir do sumo da beterraba.
Ko Oosterwijk (Amsterdan, Holanda)


Antotipias. Experimentações com emulsões diferentes. Da esquerda para a direita: Margarida vermelha, Bellflower, Garden Lupin, batata e tulipas por Malin Fabbri (Suécia), 2008 e 2010.
A artista é editora do site ALTERNATIVE PHOTOGRAPHY que aborda diversos processos fotográficos artesanais e reúne mais de 400 artistas. Vale conhecer!

Atividade: 

Faça sua própria Antotipia!

Passo-a-passo: 

Macere ou processe um legume, vegetal, folhas ou flores (ou uma especiaria).  Coe o sumo e aplique com um pincel sob a superfície de um papel. O papel deve ser um papel macio e com gramatura mais alta para não rasgar quando estiver molhado - sugerimos canson com gramatura no minimo de 180g. Espere o papel secar (longe da luz solar), pode usar secador de cabelo. 

Agora é escolher o que vamos imprimir!  Pode ser o perfil de um objeto ou de uma planta, como fez Malin Fabbri (acima) ou mesmo uma fotografia, como fez Ko Oosterwijk (também acima).

No caso da fotografia você vai precisar imprimi-la em um papel transparente (acetato). Selecione a imagem, transforme em preto e branco e aumento o contraste. Depois é só imprimir em uma folha de transparência ou em um papel vegetal.

Com esses dois passos prontos, coloque sob o papel emulsionado o seu objeto ou a sua transparência. Se for uma transparência, por cima de tudo coloque um vidro e pregadores de forma que ambos fiquem bem presos. 

Exponha ao sol por alguns dias. Pronto! Sua antotipia está finalizada.

Qualquer dúvida podem entrar em contato conosco ou assistir os vídeos a seguir:





Até o nosso próximo encontro !


Nenhum comentário:

Postar um comentário