terça-feira, 28 de maio de 2013

Autorretrato



Os Autorretratos do grupo foram apresentados.




      Autorretrato de um homem afogado (1840). Hippolyte Bayard.
      Positivo direto em papel 22,5 x 21,5 cm.
      Societé Française de Photographie, Paris, França. 


Uma declaração de Bayard circulava junto à foto:


O cadáver visto aqui é o de M. Bayard, inventor do processo que acabou de ser mostrado a vocês. Até onde sei o incansável experimentador tinha estado, por cerca de três anos, ocupado com sua descoberta. O governo, que por um lado tem sido muito generoso com o Senhor Daguerre, disse que nada poderia ser feito em prol do Senhor Bayard; assim o pobre desgraçado afogou-se…


      Autoretrato. Félix Nadar [ainda vou ver a referencia certinha]


"O autorretrato é tão antigo quanto o retrato fotográfico. Tudo indica que o primeiro fotografo que posou frente a sua própria câmera foi Hippolyte Bayard (1801-1887), em seu famoso autoretrato como afogado, realizado em outubro de 1840. Trata-se de uma imagem fundacional, não somente pelo motivo do autor dirigir a lente para o seu próprio corpo, mas porque se representa a si mesmo em uma situação imaginária, sem vida, e explora a teatralidade e a capacidade da fotografia para criar ficções. 

 Assim como Bayard optou por construir e preparar cada detalhe da representação (de la mise en scéne) do seu autorretrato, ao mesmo tempo Félix Nadar preferiu se retratar em espaços e ambientes reais, das catacumbas de Paris à intimidade de seu próprio estúdio, onde conseguiu o primeiro autorretrato com luz artificial. Desde então os fotógrafos têm seguido um dos dois caminhos: há aqueles que preferem se apropriar dos espaços reais que os cercam e há aqueles que inventam espaços fictícios."

O texto acima é de Vesta Monica Herrerias, curadora da Galeria de Autoretratos do fotógrafo mexicano PEDRO MEYER. Ela dividiu as fotos de Meyer em seis grupos de imagens: 'Autorretrato como sombra', 'O homem câmera', 'Eu mesmo', 'O outro que vive no espelho', 'O eu fragmentado', 'O eu imaginado'.


Mais links:


Aqui podemos ver autorretratos produzidos ao longo da história.


Outros autorretratos:



Projeto Andros Hertz (de Helga Stein)
http://www.flickr.com/photos/helgastein/sets/72157594172276010/


Ensaio com pessoas que se fotografam - Boyz and Girlz du Net.


No youtube encontramos animações de autorretratos de Rembrandt, Van Gogh e Frida Kahlo.



Este fotógrafo recriou o autorretrato de Van Gogh.





Nenhum comentário:

Postar um comentário