terça-feira, 13 de agosto de 2013

Digitalização dos negativos pinholes



Para relembrar o processo de revelação e digitalização das fotos:

Passo 1: 
retirar o filme com cuidado.

Passo 2: 
revelar o filme em uma das lojas indicadas no post anterior e não esquecer de pedir para NÃO cortar o negativo. 

Passo 3: 
para digitalizar é necessário manter o filme dentro do saco plástico fosco em que ele vem, assim evitamos reflexos na hora de fotografar o filme.

Passo 4: 
abrir um programa de edição (paint, photoshop, corel, etc) e em seguida preencher a tela de preto e  criar um frame em branco, do  tamanho de um dos frames do negativo.

Passo 5:
em seguida prenda o negativo na tela em frente ao frame branco, apague as luzes do ambiente e fotografe o negativo com um câmera digital.

Passo 6: 
com as fotos já transferidas para o computador, abrir o photoshop.

No photoshop:
- na barra superior clicar em File> Open e escolher a foto que deseja trabalhar.
- caso seja necessário cortar a foto utilize a ferramente Crop Tool (C).
- para transformar o negativo em positivo, na barra superior clicar em image > adjustments > invert
- para editar os níveis de cor, na barra superior clique em Image> auto tone, ou auto contrast ou auto color;
-se desejar mexer mais livremente nas cores clique em Adjustments> Color Balance ou levels.

AINDA, NESTE ENCONTRO:

- Comentários a respeito do livro "Histórias do não ver", de Cao Guimarães, que traz questões a respeito do 'não ver' no ato de fotografar e, desta forma, fizemos a ponte com a pinhole, no sentido da  desconstrução do olhar e da falta de controle sobre a fotografia.

- Assistimos e discutimos o início do documentário "Janela da alma", dos diretores brasileiros João Jardim e Walter Carvalho, que apresenta uma reflexão sobre o processo de produção da imagem. 

- O livro "Memórias do Brasil", de Evgen Bavcar, fotógrafo esloveno cego, também mostrado no documentário Janela da Alma, fechou nosso encontro de terça-feira. 
Aqui, um texto bacana sobre a obra de Evgen Bavcar

Portrait with hands. Evgen Bavcar.


- Na próxima segunda-feira, dia 19 de agosto, será o dia internacional da fotografia. Indicamos a participação no projeto "Mosaico Minuto", realizado por Marco Sena, que constitui em uma página virtual onde após o cadastramento estará livre para postagem de fotografias tomadas no mesmo minuto em todo o mundo, um verdadeiro coletivo virtual gratuito.

-Na segunda, quarta e sexta (19, 21 e 23 de agosto) indicamos as conferencias de Michel Poivert, sobre fotografia contemporânea, sempre de 10h às 13h, na UFRJ, Campus Praia Vermelha, auditório do CFCH. Não perca!


Nenhum comentário:

Postar um comentário