Registro do processo de trabalho de docentes da rede pública, estudantes e pesquisadores de artes visuais: - Investigação de procedimentos fotográficos históricos e artesanais em relação com o ensino da arte; / - Reflexão sobre a relação entre processo educativo, fotografia, arte, tecnologia e produção e circulação da imagem fotográfica na contemporaneidade; / - Expressão artística do grupo.

Percurso de trabalho relatado pelos bolsistas: 2018 - Fernando de Sousa Rodrigues (EBA/PIBIC/Coordenação), Daniela Schmidt Castro (EBA/Profaex), Gabriel Amorim Ribeiro (Letras/Profaex), Rafael (EBA/PIBIAC), Isabel (Letras/PIBIAC), Alice Branquinho (CAp/PIBIC-EM), Isabela Magalhães (CAp/PIBIC-EM) / 2017 - Fernando de Sousa Rodrigues (PIBIC), Romulo Andrade de Oliveira (PIBIAC), Luiz Henrique Duarte (PIBIAC), Myllena Araujo (PIBEX), Ramon de Oliveira Fonseca Filho (PIBIC-EM). / 2016 - Alineleni Yuma, Fernanda Almeida (PIBIC-EM), Fernando de Sousa Rodrigues (PIBIAC), Luiz Henrique Duarte (PIBIAC), Myllena Araújo (PIBEX Especial), Ramon de Oliveira Fonseca Filho (PIBIC-EM), Ricardo Kranen (FAU/PIBIC), Thiago Ortiz / 2015 - Alineleni Yuma (PIBIC), Barbara Borges (DireçãoTeatral/PIBIAC), Fernanda Almeida (PIBIC-EM), Fernando de Souza Rodrigues (PIBIAC), Luiz Henrique Duarte (PIBIAC), Myllena Araújo (PIBIAC), Ricardo Kranen (FAU/PIBIAC), Thiago Ortiz (PIBIAC) / 2014 - Alineleni Yuma (PIBIC), Maytê Lyrio, Quesia Alves, Rafael Ribeiro (PIBIAC) / 2013 - Fabricio Delesderrier (PIBEX), Ester de Barros, Leandro Farias, Maytê Lyrio e Thayssa Conti (PIBIAC).

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

2018 - ENCONTRO 2 - Curso de Extensão Investigações Fotográficas

Neste segundo encontro do curso de extensão Investigações Fotográficas, os cursistas se apresentaram, falaram de si e qual sua relação com a fotografia, suas expectativas sobre o curso e expuseram qual parte do filme Visages Villages (2017), exibido na primeira aula, mais afetou cada um.

Após as trocas e relatos assistimos ao curta da Agnes Varda, intitulado ULYSSE (1983).

ULYSSE SINOPSE

Na costa do mar, uma cabra, uma criança e um homem nu. Essa é uma fotografia tirada em 1954 por Agnès Varda. A cabra estava morta, a criança se chamava Ulysses e o homem estava sem roupas. A partir dessa imagem congelada, o filme explora o real e o imaginário.



































O filme pode ser assistido neste endereço:




"Em 1982 Agnès Varda lançava no circuito televisivo francês o primeiro de seus 170 ensaios cinematográficos da série Une minute pour une image. Depois de filmar Ulysses (1982), Varda constatou como pode ser diferente o modo como cada um vê uma mesma fotografia. Daí surgiu seu projeto: veicular uma foto por dia, sempre no mesmo canal, por 15 segundos silenciosos que precediam a descrição de um minuto feita por um convidado desconhecido do público. Apenas ao final do vídeo, quando o telespectador já havia considerado, reconsiderado ou desconsiderado o comentário anônimo, eram revelados os autores da fotografia e da narração."
Assista apresentação do projeto pela própria Agnès Varda, para o DVD recentemente lançado:




Assistimos também a três cutissimos filmes (de um minuto cada) da série televisiva UM MINUTO PARA UMA IMAGEM, também da Varda, segue os link´s:

Agnès Varda comenta uma fotografia de Liliane de Kermadec (Tournage de “Cléo de 5 a 7”, 1961)

Agnès Varda comenta uma fotografia de Gérard Marot (Collages, 1983)


Agnès Varda comenta

https://vimeo.com/26573704



Material complementar: 

Um filme que foi bastante citado nos relatos de hoje foi o "Janela da Alma", para quem ainda não assistiu, vale a pena a experiência, segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=4F87sHz6y4s

TED do artista JR, onde ele faz um retrospectiva de suas obras, segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=0PAy1zBtTbw&t=148s


Nenhum comentário:

Postar um comentário