quinta-feira, 20 de junho de 2013

Composição / Elementos visuais

O Beijo. Robert Doisneau


Nesse último encontro, foi dada continuidade ao tema da aula passada: composição e elementos visuais. No primeiro momento, foi feita uma leitura das imagens fotográficas produzidas pela turma, para a ultima atividade solicitada (o retrato com ênfase em algum, ou alguns, elementos visuais em sua composição), observando, principalmente, a influencia que estes elementos compositivos exercem sobre o olhar e, consequentemente,sobre as diversas interpretações da imagem.
Veja AQUI as imagens produzidas.

 De forma iniciadora, também foi discutida a relação texto/imagem, pensando a narrativa da imagem e o convencimento textual.
Para ilustrar estas questões, foram apresentados trabalhos realizados por artistas renomados como: o cineasta Chris Marker e os fotografos, Cartier Bresson e Robert Doisneau.

Mais especificamente, a série fotográfica "Passengers" de marker, a fotografia produzida por Bresson no texto "Le capture de l'image", o filme "tout simplesment" de Patrick Jeudy, a respeito de Doisneau, contendo uma narrativa de sua produção fotográfica, e por fim a apresentação do "Album", uma curiosa história que percorre a relação entre texto e imagem, além das questões visuais elementares.

Atividade proposta para a próxima aula: Levar uma foto que você considera significativa, para troca e criação da narrativa. Além disso, teremos como base teórica/ prática para tal exercício, a palestra que será realizada pela professora Ana Lúcia Soutto Mayor  pesquisadora do Cinead.

Vale notificar também, as exposições fotográficas que estão em curso:

- Genesis, de Sebastião Salgado
- A vida em movimento, Jacques Henri Lartigue

Nenhum comentário:

Postar um comentário