quarta-feira, 14 de novembro de 2018

2018 ENCONTRO 12 - Curso de Extensão Investigações Fotográficas

Neste encontro, contamos com a participação do Thiago Fernandes que apresentou a sua tese, "Transito sobre o espaço urbano e o espaço expositivo", sobre o artista Guga Ferraz. 


Imagem de um céu colado foi intervenção temporária do artista no viaduto Paulo de Frontin, no Rio Comprido, RJ.


Guga Ferraz, artista carioca formado pela Escola de Belas Artes - EBA/UFRJ, utiliza da arte urbana para interagir com os transeuntes/as pessoas sobre dilemas do cotidiano ao abordar temas como a violência urbana, as relações entre indivíduo e cidade e a própria cidade com lugar. O artista utiliza diversas técnicas como o grafite, esculturas e a colagem de lambe-lambe pela cidade. O seu trabalho serviu também como inspiração para a intervenção na cidade realizada pelos cursistas em 2018.2.

Foram apresentados alguns de seus trabalhos, como por exemplo a intervenção do artista em algumas placas de ônibus para que esses parecessem ônibus incendiados, visando também retratar zonas de violência. Sobre o desenho do próprio ônibus, ele adicionava um outro desenho, de fogo, por cima, deixando a aparência do veículo como se estivesse em chamas da seguinte forma:




Em seguida, também se destacou "Cidade Dormitório": instalação de um grande "beliche" de oito andares que esteve na parede da Galeria Gentil Carioca, no centro do Rio de Janeiro. 



Link disponível para tese do Thiago sobre o artista Guga Ferraz "Transito entre espaço urbano e espaço expositivo": 
https://www.academia.edu/35756128/Guga_Ferraz_trânsitos_entre_espaço_urbano_e_espaços_expositivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário