quarta-feira, 8 de junho de 2016

Encontro V - Módulo I

Neste encontro conhecemos o trabalho da fotógrafa Francesca Woodman. A artista trabalha produzindo muitas imagens em longa exposição. A partir da apreciação de trabalho, conversamos sobre o funcionamento do 'obturador' da câmera fotográfica.





Série Angels, Francesca Woodman. 1977. Roma, Itália.

Seus trabalhos sempre em preto e branco utilizavam a própria imagem ou a de outros modelos. Muitas das suas fotografias mostram jovens mulheres nuas, com efeito meio "borrado" (devido ao movimento e longos tempos de exposição), fundindo imagem e ambiente, quase todas com os rostos velados. A artista, além disso, documentava seu processo de trabalho em Super 8.


Autorretrato aos 13 anos, Francesca Woodman. Boulder, Colorado. 1972.
Untitled, Rome, 1977-1978 © Francesca Woodman

Suas imagens e a teatralidade de sua obra nos inspiram a reflexão sobre 3 conceitos importantes da imagem:

SÍMBOLO - uma convenção

ÍCONE - uma semelhança

ÍNDICE - uma continuidade física



Untitled, Providence, Rhode Island, 1976






Para conhecer mais sobre a artista, Claudia Elias nos apresentou um catálogo de fotos da artista e trechos do documentário sobre ela.


O documentário completo, que apresenta a história da artista podemos assistir aqui:



Para ver mais obras, recomendamos este lindo videoclip com a musica da artista Laurie Anderson:






Existem dois mecanismos que regulam a entrada de luz numa câmera fotográfica: o obturador (shutter) e o diafragma (aperture).

O obturador é uma espécie de janela responsável por controlar o tempo de exposição do sensor à luz. Através do controle da velocidade desta cortina é que a luz entra na câmera. Assim, quanto mais tempo a janela fica aberta, mais luz incidirá sob o sensor.


O obturador se divide em três partes:

- a janela (moldura)
- a cortina (que abre horizontal ou verticalmente, dependendo da camera)
- o botão seletor (onde podemos regular o tempo de exposição)



O menor tempo de obturador aberto (velocidade rápida) CONGELA a imagem.

Jeff Wall. Milk, 1984


Com o obturador aberto por mais tempo (velocidade baixa) podemos produzir o efeito de imagem "borrada":


Francesca Woodman 'Space², Providence, Rhode Island, 1975-1978',
* Observações:

*Também neste encontro Claudia Elias nos apresentou um documentário sobre o fotógrafo português Edgar Martins, especialmente para que pudéssemos ver um trabalho com câmera de grande formato sendo realizado. Quem quiser conferir, só acessar o link

https://www.youtube.com/watch?v=WgpEgfthQs0

*Para esta postagem também pesquisamos em:
https://sites.google.com/site/tudosobrefotografia/tecnicas/iso---obturador---diafragma


http://www.revistacapitolina.com.br/francesca-woodman-e-selfies-surrealistas/

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