quarta-feira, 22 de junho de 2016

Encontro VII parte 1- Diafragma - Módulo I


O DIAFRAGMA mede a quantidade de luz que entra pela objetiva, controlando a quantidade de luz que penetra na câmera, quando o obturador está aberto.




A determinação da abertura do diafragma é feita por meio de uma escala de números, que se apresenta da seguinte forma: f/1, f/1.4, f/2, f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16 e por aí adiante.



Quanto maior for o número, menor será a quantidade de luz a ser transmitida pela objetiva, e menos luminosa a imagem se formará.






A abertura do diafragma regula não só a quantidade de luz que entra na objetiva, mas também a profundidade de campo da imagem. Quanto maior a abertura deste, menor é a profundidade de campo, gerando uma imagem com um fundo mais desfocado, assim como uma menor abertura gera uma imagem com maior profundidade de campo, com um fundo mais focado.






Exercício - descubra qual diafragma utilizado:


























Além do diafragma, também conhecemos neste encontro o funcionamento do FOTÔMETRO. O fotômetro consiste de um instrumento que mede a intensidade da luz de uma imagem a ser capturada. Este é representado nas câmeras por uma barra numerada, com valores de -3, -2, -1, 0, 1, 2 e 3.


Quando o fotômetro se encontra no 0, significa que a imagem está "cravada", com uma quantidade de luz considerada ideal pelo medidor. Se o fotômetro indicar um número negativo, a imagem está subexposta, ou seja, com pouca luz. Caso o fotômetro indicar um número positivo, a imagem está superexposta (ou "estourada"), ou seja, com luz demais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário