quarta-feira, 15 de junho de 2016

Encontro VI - Módulo I

Conteúdos trabalhados neste encontro:

Entendendo o “borrado/congelado” na prática.






Larry Clark - Da Série Tulsa - 1972 - 10 fotografias em preto e branco - 4x (14,5 x 21,5 cm) 6x ( 21,5 x 14,5 cm)






















O personagem fotógrafo, o olhar de dentro e o olhar de fora. Fotos dos amigos, de sua vivência. O tédio da Juventude/Armas/Drogas/A naturalização da morte. Trabalhos de diário.


Larry Clark (Tulsa, Oklahoma, 1 de janeiro de 1943) é fotógrafo e cineasta americano. Usuário de metanfetamina desde os 16 anos, Larry Clark cresceu em Tulsa, no interior dos Estados Unidos. Aos 18 anos deixa sua cidade natal para estudar artes por um breve período em Nova Iorque, até ser alistado para servir na Guerra do Vietnam. Aos 20 anos volta a Tulsa e publica seu primeiro trabalho, a série "Tulsa", que aborda as temáticas da violência, práticas sexuais e uso de drogas entre adolescente.






Seu trabalho ganha relevância pela relação que o fotógrafo estabelece com o fotografado, quando, mesmo não fazendo parte da imagem propriamente dita, é parte atuante da cena. Seu trabalho é autobiográfico no sentido de que transmite seu próprio passado pela imagem de outros. Seu trabalho expõe a falta de expectativa de uma juventude no interior dos Estados Unidos, através de uma narrativa que se relaciona com o cinematográfico, explorando o atravessamento entre a vida privada das pessoas fotografadas e a exposição pública de seu cotidiano, considerado tabu pela sociedade.

Para ver a série completa de Tulsa: http://imgur.com/gallery/N5AKP


Larry Clark também é bastante conhecido pelos seus filmes, onde trabalha com temática similar: Kids (1996), Ken Park (2002), O cheiro da gente (2014), dentre outros.

Segue link para introdução do filme Ken Park (2002) que assistimos no encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário