quarta-feira, 22 de junho de 2016

Encontro VII parte 2- Repertório - Módulo I





Roger Ballen – Nasceu em Nova York em 1950, mas pouco depois de completar trinta anos de idade optou por viver na África do Sul. Geólogo de formação, passou a se dedicar à fotografia impactado pela cultura local.















A câmera fotográfica de Ballen funciona tanto como um caderno para anotações rápidas, quanto instrumento para construções longamente elaboradas. As suas séries investigam a fundo a condição humana, sem concessões de ordem estética ou sentimental. O preto e o branco de suas imagens lhes conferem uma aspereza peculiar muito distinta das sutilezas tonais da fotografia clássica. O corpo, a natureza, a cultura, a barbárie, a loucura e a animalidade são apenas alguns dos temas por meio dos quais Ballen nos conduz em uma jornada atemporal e paradoxalmente contemporânea.



Residente na África do Sul desde os anos 80, filho de uma família ligada a fotografia, sua mãe era assistente da revista Magnum e teve sua própria galeria. Exerceu por muito tempo sua profissão de formação como geólogo, além de também ser graduado em psicologia e doutor em filosofia, Ballen em suas imagens, sempre em p&b abarcou um universo que pode-se definir como “fotogenia documental do bizarro”.






“É crucial para a minha estética que minhas imagens  existam na realidade ambígua;
um lugar que não é definido nem por documentação nem por fantasia.”

Roger Ballen




Assistimos:
Roger Ballen's Outland (2015)




Conheça também:
Roger Ballen's Asylum of the Birds (full film)


Nenhum comentário:

Postar um comentário